Tratamento e Serviços

A dependência química é uma doença séria e complexa caracterizada pelo uso compulsivo e descontrolado de drogas. Embora cada droga produza efeitos físicos distintos, todas as substâncias químicas podem alterar permanentemente o funcionamento do cérebro e a personalidade do dependente químico. Quando ocorre a dependência química, a droga assume um papel importante em sua vida, semelhante a comer e dormir.

Tratamento de Dependência Química

Para tratar a dependência química e outros transtornos de impulso é necessário compreender o indivíduo como um todo, considerando sua complexidade. O foco do nosso tratamento é estimular o dependente a desenvolver uma nova forma de viver, permanecer em abstinência de substâncias psicoativas e adotar novos hábitos e comportamentos. Para auxiliar nesse processo, dispomos de um ambiente humanizado, aconchegante e tranquilo, que propicia ao indivíduo o recolhimento necessário, para encontrar as respostas e potencializar os resultados do seu tratamento. Isto inclui:

  • 1. Inserção do programa 12 Passos à vida do paciente
    Através de estudo dos passos, reuniões de partilha, de sentimentos e simulados buscamos incentivar o paciente a prática do programa de 12 passos (Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos). Leia abaixo.

  • 2. Incentivo à Espiritualidade
    Dentro do programa de recuperação buscamos incentivar o paciente a um contato com Deus, lembrando sempre que não temos vínculo com nenhuma religião e de forma alguma interferimos nessa escolha. O trabalho feito basicamente é de conscientização, através de estudos bíblicos, músicas, bate-papos e partilhas. Dentro de uma reunião Diária chamada Espiritualidade, buscamos estimular esse contato, também é aberto espaço a grupos, independente da doutrina para que venham mostrar o trabalho feito por elas. Estas visitas serão realizadas mediante um pré-agendamento e autorização dos responsáveis pela clínica e não será obrigatória a presença daquele paciente que não se identifica com a mesma.

  • 3. Incentivo a Trabalhos Laborativos
    Duas das características da doença da adicção são a falta de responsabilidade e desleixo, com base nisso, nós incentivamos ao paciente a ajudar na limpeza do local em que vive, periodicamente verificamos as condições de seu quarto, cama e roupas.
    Outra visão do incentivo aos trabalhos laborativos é a reinserção ao mercado de trabalho, na qual oficinas serão realizadas, mostrando aos pacientes várias áreas de trabalho e motivando-os a buscarem sua independência financeira e assumir suas responsabilidades pessoais, voltando a serem membros produtivos da sociedade.

  • 4. Incentivo à Cultura
    A recuperação consiste na mudança dos hábitos, nada melhor que oferecer opções sadias de lazer entretenimento e cultura aos pacientes, Oficinas de Leitura, Aulas de Música, Videoterapia. São alguns dos métodos utilizados para criar novos hábitos na vida do paciente:

    • 4.1 - Oficinas de leitura
      Nesta modalidade serão apresentados vários livros e textos que serão lidos e discutidos em grupo. Sempre buscando opiniões diversas dos temas e textos a serem discutidos. Também, serão oferecidos cursos de alfabetização e leitura dinâmica para o paciente que necessitar.

    • 4.2 - Aulas de Musica
      De acordo com o interesse de cada paciente será disponibilizado um horário para estudo de música, canto, instrumentos percussivos e de cordas. Dando a oportunidade ao paciente de conhecer e aprender na teoria e na prática um novo hobby.

    • 4.3 - Videoterapia
      Serão reproduzidos filmes terapêuticos e não terapêuticos com conteúdos apropriados para o lazer e também aprendizado do paciente.

  • 5. Saúde e Lazer
    Dentro do programa de recuperação buscamos mudar hábitos alimentares, optando por alimentos mais saudáveis. Também buscamos a prática de esportes e exercícios físicos como opções de Saúde e Lazer, para isso serão realizadas oficinas organizadas por nossa equipe de enfermagem.

Objetivos

A dependência química é uma doença progressiva que afeta o indivíduo em suas diversas dimensões: física, emocional e espiritual, gerando consequências na sua vida familiar, social, profissional etc. Nosso tratamento tem como objetivos conscientizar o indivíduo sobre a complexidade da doença e motivá-lo para:


  • Viver em abstinência das substâncias psicoativas;
  • Mudar o estilo e melhorar a qualidade de vida, reintegrando-se a sociedade;
  • Desenvolver habilidades para lidar com sentimentos, saber identificá-los e expressá-los;
  • Desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades e assumir a responsabilidade com sua recuperação;
  • Trabalhar a autoestima, assertividade e capacidade de realização;
  • Aprender a compartilhar, confiar e acreditar.

Pós Tratamento

O período do Pós-tratamento é a fase mais importante da recuperação, pois é o momento de reintegração do dependente químico no mundo real com todos os seus problemas. Nesse momento ele precisa de todo apoio possível e é por isso que a Novo Horizonte faz questão de fazer parte dele, além, sem dúvida, do apoio indispensável da família, da empresa e dos grupos de ajuda mútua - AA/NA. Essa fase é muito importante na consolidação da sobriedade.

Palestras, Treinamento e Consultoria Organizacional

Realizar palestras informativas e de sensibilização, sobre diversos temas, em empresas, cursos, seminários, simpósios e congressos. 
Capacitar e treinar profissionais dentro das Empresas, para que esses possam implantar medidas de prevenção, identificação, abordagem e intervenção junto ao funcionário que apresente problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.

Implantação de política de atenção, prevenção e assistência aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas nas empresas

A empresa deve tratar o assunto com profissionalismo e ética. O funcionário dependente químico precisa ser abordado com discrição, responsabilidade e segurança. Para isso, Vila Serena conta com uma equipe especializada, preparada para capacitar e treinar os profissionais da sua empresa. 

A Política de Atenção, Prevenção e Assistência dentro da empresa tem como objetivos:

  • Conscientizar e mobilizar os empregados da empresa sobre aos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas;
  • Propiciar um ambiente organizacional onde a empresa e o empregado sintam-se motivados a estabelecer, de forma assertiva, uma relação de ajuda.

Clínica Novo Horizonte

Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 120
Ibicaraí - Bahia

 (73) 3242-2430
 (73) 99815-5715
 (73) 98213-0344
 contato@clinica-cnh.com.br

Assine nosso boletim informativo

Desenvolvido por Robson Ribeiro. © Copyright Clínica Novo Horizonte.
Todos os direitos reservados.